sábado, 29 de setembro de 2007

Loteando a Amazônia

o
No site da empresa Arkhos Biotech, nos links A Empresa/Sobre nós, ficamos sabendo que “A Arkhos Biotech é uma das maiores fabricantes do mundo de ativos vegetais para a indústria cosmética e farmacêutica, no mercado desde 1965. Exporta para mais de 20 países a linha Amazon forest de óleos, essências e manteigas obtidos com a exploração sustentável da biodiversidade da Amazônia. Toda a matéria prima utilizada pela Arkhos Biotech na linha Amazon forest vem de comunidades ribeirinhas extrativistas do interior da Amazônia, através de projetos que visam o desenvolvimento sustentável da região”.

Nos links A Empresa/A Missão são relatadas as suas atividades na Amazônia Brasileira, as razões para se investir nela e termina dizendo que “O futuro do Homem sobre a Terra depende da Amazônia. Por isso, o objetivo da Arkhos Biotech é ajudar a humanidade a usar e a tomar conta da Amazônia”.

Já nos links Imprensa/vídeos, colocam-nos à disposição o seu vídeo promocional para a venda da Amazônia a investidores internacionais, mais capacitados a explorar comercialmente e a conservar essa região do que as nações que detém a sua soberania. (A fala do babaca neste vídeo é em inglês. Tenho uma cópia que traz a versão em português. Quem quiser, é só pedir que eu mando).

A verdade é que qualquer um, brasileiro ou estrangeiro, pode comprar terras em qualquer lugar do Brasil, inclusive a casa do lado da sua, ou mesmo a sua, se ela estiver à venda.

Olhando por esse lado, sem me desviar da nacionalização de patentes da pesquisa com plantas oriundas dessa região e sabendo que muitos tupiniquins vão cair de pau em cima de mim, digo:

“– Ok, gringos! Be uelcome endi drinqui for dã miusiciens!”

- E se o meu inglês está castiço, é porque ainda não sei falar direito o inglês dos caipiras de lá. Se fosse alemão ou aramaico do tempo de Jesus...
o
I bibida prus músicus!

Nenhum comentário: