segunda-feira, 30 de abril de 2007

O Triplo Filtro

Na antiga Grécia, Sócrates foi famo-so por sua sabedoria e pelo grande respeito que professava a todos.
Um dia, um conhecido se encontrou com o grande filósofo e lhe disse:
- Sabe o que escutei sobre seu amigo?
- Espera um momento, disse Sócrates. – Antes que me diga qualquer coisa, quero que passe por um pequeno exame. Eu o chamo de exame do triplo filtro.
- Exame do triplo filtro? – Perguntou o outro.
- Correto, continuou Sócrates. – Antes que me fale sobre meu amigo, pode ser uma boa idéia filtrar três vezes o que vai dizer, por isso que o chamo de “Exame do Triplo Filtro”.
- O primeiro filtro é a Verdade. Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer é certo?
- Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e...
- Bem, disse Sócrates, então você realmente não sabe se é certo ou não.
- Agora me permita aplicar o segundo filtro, o filtro da Bondade.
- É algo bom o que vai me dizer de meu amigo?
- Não, pelo contrário...
- Então, deseja me dizer algo ruim dele, porém não está seguro de que seja certo.
- Mesmo que agora eu quisesse escutá-lo, ainda não poderia, pois falta um filtro, o filtro da Utilidade.
- Me servirá de algo saber o que você vai dizer do meu amigo?
- Não, na verdade, não!
- Bem, concluiu Sócrates, se o que deseja me dizer não é certo, nem bom e tampouco me será útil, porque eu iria querer saber?
º º º º º º º
Recebi essa mensagem do meu cunhado Walter, mineiro de Belo Horizonte e morador em Salvador, formatada no Power Point. Por ter gostado muito dos fundamentos e ensinamentos dela e por gostar também muito de Sócrates, debulhei-a, retirando dela somente o texto para publicar aqui.
O seu último slide apresenta as conclusões do seu criador/editor, desconhecido, descritos desta forma:
º º º º º º º
USE ESTE TRIPLO FILTRO SEMPRE QUE OUVIR

COMENTÁRIOS SOBRE ALGUNS DE SEUS AMIGOS.

A AMIZADE É ALGO INVIOLÁVEL.

NUNCA PERCA UM AMIGO POR ALGUM MAL ENTENDIDO

OU COMENTÁRIO SEM FUNDAMENTO.
º º º º º º º
I bibida prus músicus!

Brigado, Walter.

Nenhum comentário: