quarta-feira, 25 de julho de 2007

Acidente vôo 3054 TAM Congonhas 17/07/2007

Update
o
No meu post de 18 pp sobre o acidente acima, fui breve, na proporção inversa à minha indignidade como ser humano e como cidadão brasileiro. Nem precisava navegar na Internet e nos sites e blogs de meus contatos preferidos para constatar a mesma indignidade, a imensa dor e a justificada revolta oriundas dessa tragédia.

E entre centenas de opiniões, de pessoas tão ou mais indignadas, sofridas e revoltadas do que eu, destaco a de um brasileiro que, em sua análise, expõe os seus sentimentos como pessoa humana e como cidadão, vistos e analisados sob a ótica da sua experiência como comandante de jatos comerciais por mais de 20 anos.

É um artigo que eu gostaria de ter escrito, porém, a minha lógica de raciocínio e os meus conhecimentos não me dão condições de descrever o desabafo e o alerta contidos nas palavras tão bem colocadas em seu texto.

Com a devida autorização de meu amigo virtual
Fernando Stickel, publico neste blog, ipsis verbis, o texto transformado em post, como se segue:

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"19 de Julho de 2007

Comentário do meu amigo Marcio Franzoni, piloto profissional, ex-Varig, hoje voando na China:

“O desastre maior deste desastre de ontem é que ele é um desastre cuja ocorrência era apenas uma questão de cedo ou tarde. Infelizmente ficou trágicamente evidente que ocorreu ainda mais cedo do que o esperado…

Madruguei hoje assistindo estarrecido pela CNN e Internet aqui em ShenZhen, P R China, onde estou voando agora, as imagens das labaredas pintando de amarelo e ocre a cabeceira 17 de Congonhas. Pousei lá inúmeras vezes, na minha, na nossa, “velha” Varig. Hoje sou um dos inúmeros pilotos experientes “exilados” pela Babilônica incompetência Brasileira. Embora agora longe do Brasil, passei quase 20 anos voando na Varig no Brasil, 10 dos quais “na Internacional” nos mais de 20 como Comandante, e por isso assisto a estas imagens dominado por uma indigesta mistura de choque, tristeza e revolta como se ainda estivesse voando aí.

O choque é até previsível diante de imagens do inferno de chamas e corpos sendo retirados dos destroços, e a tristeza também é de certa forma natural, pois é conseqüência dos dramas que sempre pontuarão as nossas vidas, salientado a falibilidade inerente à nossa condição de humanos. Mas a dor mais incômoda de todas para mim é a da revolta. Uma TREMENDA revolta diante deste absurdo “Apagão” aeronáutico Brasileiro que até recentemente destruía apenas patrimônios como a Varig, mas agora avança célere ceifando vidas e gerando perdas humanas irreparáveis, e ainda pior, na maior parte EVITÁVEIS!!!!!

Poucas outras atividades humanas brincam tanto com as nossas emoções quanto a aviação. Voar, viajar, cruzar o céu entre nuvens rumo a lugares exóticos, uma experiência fascinante possibilitada por tecnologias desenvolvidas e incorporadas a estas nossas máquinas maravilhosas, e normalmente trazendo conforto e segurança na “trip” dos nossos sonhos, ou apenas a uma trivial viagem de negócios.
Mas também poucas outras atividades são tão intensa e simultaneamente dependentes das forças da natureza, infraestrutura física e tecnologia, interesses econômicos, treinamento e fatores humanos, horários, e acima de tudo da capacidade de TODOS os responsáveis por cada setor em administrar tudo ao mesmo tempo, enquanto uma aeronave avança como uma flecha a 900km/h rumo ao seu destino.

É um desafio contínuo, 24 horas por dia, 365 dias por ano, faça chuva ou sol, para que tudo isso não termine em tragédia…

Só que mais esta tragédia recente prova que este não é o caso no Brasil de hoje. E o cidadão Brasileiro precisa urgentemente realizar que o maestro maior desta “Orquestra” precisaria estar executando a sua “partitura” com muita competência para que não tivessem morrido hoje os nossos colegas, familiares e amigos. E que este “Maestro” é, ou deveria ser, o Governo que elegemos democraticamente.

Nós pilotos sabemos que ao nosso colega comandante do vôo de ontem caberá a sua parcela de “culpa”. Sempre nos caberá alguma como responsáveis últimos da operação de uma aeronave, jamais negamos este fato e muitas vezes também “pagamos” com as nossas vidas pelos erros eventualmente cometidos! Mas o que os Brasileiros precisam urgentemente entender é que a segurança e a pontualidade do seu vôo depende de uma complexa e extensa “corrente” de diferentes eventos e responsabilidades que precisam funcionar uníssonos e com alto grau de profissionalismo.

No Brasil quem implementa, administra, regulamenta e fiscaliza a infraestrutura dos aeroportos e das empresas, e controla o nosso espaço aéreo é o Governo; assim como é ele também o poder concedente das linhas para as empresas. E mais: este mesmo Governo ainda cobra UMA FORTUNA em taxas do já aviltado contribuinte-passageiro e das empresas pela utilização de seus péssimos serviços. Ou seja, PAGAMOS duas vezes para brincarem com as nossas vidas!!!

Cabe a nós Brasileiros exigir que este pateta megalômano e ignorante travestido de Presidente pare de brincar com as nossas vidas perseguindo, processando e prendendo pilotos e controladores como se responsáveis fossem pelo estrondoso fracasso do Estado Brasileiro entregue ao seu comando. E a indignação de todos os comentários que ouvi ontem na Internet/CBN me reacendeu uma pequena esperança de que a sociedade talvez reagirá desta vez a mais este descalabro governamental. A ÚNICA esperança de futuro para o nosso país é realizarmos que cabe a todos nós Brasileiros reagir à sujeira política que destrói e mata no nosso país!

O Brasil é grande demais, lindo demais para deixarmos que um energúmeno e sua corja PTista e de sua “base de sustentação” entranhada nos diferentes órgãos públicos responsáveis pelo assassinato de ontem continuem matando impunemente. Não podemos admitir que mais esta tragédia e sofrimento causado às famílias sejam em vão!!!!”

é isso, por fernando stickel"

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Obrigado, Fernando!

I bibida prus músicus!

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