terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Foto premiada de lobo pode ter sido “fabricada”

Museu investiga se foto foi “fabricada”

BBC Brasil 22.12.09 - A foto vencedora do prestigioso prêmio Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year, de um lobo ibérico saltando o portão de uma fazenda na Espanha como se fosse atacar uma presa, está sendo investigada sob suspeita de que o animal poderia pertencer a um zoológico.

A foto, escolhida entre mais de 43 mil concorrentes, foi descrita por um dos juízes como sendo uma imagem que “fala por si mesma – milhares de anos de história estão congelados neste momento executado com maestria. Esta é uma fotografia mais tecnicamente complexa de se conseguir do que alguém possa imaginar”.

O fotógrafo espanhol José Luis Rodríguez disse que esperou semanas para conseguir a foto perfeita, entre convencer um fazendeiro a deixar que um lobo selvagem entrasse em suas terras, atrair o lobo com um pedaço de carne e ganhar sua confiança para instalar o equipamento.

Mas, recentemente, a revista especializada em vida selvagem Suomen Luonto, publicada na Finlândia, afirmou que o lobo, na verdade, se chama Ossian e vive em um zoológico perto de Madri.

Um especialista em lobos, citado pela revista, disse que o animal parece ter sido treinado para saltar sobre o portão, já que uma espécie selvagem muito provavelmente tentaria passar espremida por entre as barras.

O Museu de História Natural, que promove a competição junto com a revista BBC Wildlife, afirmou que o caso está sendo investigado.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Mais informações, aqui, no site da BBC Brasil.

- I bibida prus músicus!

2 comentários:

conduarte disse...

passei aqui para, desejar um feliz natal com saúde, paz e amor e que o ano novo seja maravilhoso em todos os sentidos da vida. bj con

Norival R. Duarte disse...

Obrigado, Conceição!

O mesmo lhe desejo, estendendo essa vontade à toda a sua família.

Grande abraço, Norival.