domingo, 16 de agosto de 2009

Carros e motos bizarros - 1

Não! Esta não é mais uma postagem da série Com jeito vai, onde a gozação é por conta das bizarrices que acontecem no mundo.

Esta é uma postagem séria, que copiei do blog Hypercience, numa publicação denominada
Pneus feitos com árvores: mais barato e mais ecológico - a qual reproduzo aqui - e que diz que logo você poderá dirigir um carro com pneus parcialmente produzidos com árvores – que seriam mais baratos, com uma performance melhor, além de economizar combustível e energia.

Pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, fizeram descobertas incríveis sobre o potencial da celulose microcristalina, material que pode ser produzido a partir de quase qualquer tipo de fibra vegetal. A celulose é utilizada no novo processo para substituir o uso da sílica como preenchedor dos pneus. Ela é produzida a partir de um processo barato de hidrólise com a celulose, que forma cerca de 50% da madeira.

O estudo com os pneus sugere que isso pode diminuir a energia usada para produzir os pneus, reduzir os custos e tem uma maior resistência ao calor. Testes iniciais indicam que esses produtos podem ter tração igual em asfalto frio ou molhado e ter uma maior eficiência que pneus tradicionais no clima quente.

“Ficamos surpresos em ver quão favoráveis os resultados foram para o uso do novo material”, afirma Kaichang Li, professor da ciência de madeira e engenharia da Universidade OSU.

A fibra de celulose já tem uso como reforço em alguns tipos de plástico e produtos automotivos, como os cintos de segurança, mas nunca foi usada em pneus. “Isso pode nos levar a uma nova geração de tecnologia de pneus automotivos, uma das primeiras mudanças importantes em muito tempo”, afirma Li. De acordo com o pesquisador, o desenvolvimento comercial da tecnologia pode começar a qualquer momento.
[Science Daily]

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Fonte: Blog Hypercience, aqui.


- Para ver as outras imagens desta série já publicadas, clicaqui.

- I bibida prus músicus!

4 comentários:

ALF :. disse...

Gostei do seu blog e vou coloca-lo como dica de leitura no meu.

ALF_Auroque :.

Godrius disse...

Essa matéria me fez concluir que Fred Flintstone era um visionário! rsrsrsrs

Saudações a todos.
Rodrigo

Norival R. Duarte disse...

Obrigado Alf, pelo elogio e por me indicar no seu blog.

Grande abraço e volte sempre.

Norival R. Duarte disse...

Tens razão, Godrius!

Grande abraço e volte sempre.